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 03 | Atributos
RPG Staff
 Posted: Aug 21 2016, 09:26 AM
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Atributos




3.1 | O que são?

Atributos são as qualidades físicas e mentais de seu personagem, agindo como fator determinante para como ele interage com o mundo. Através do sistema de atributos é possível a conversão de quantidades interpretativas em valores numéricos. Os atributos são separados em dois tipos: os primários, onde você investe pontos que afetam ações interpretativas, e os secundários, que são influenciados pelos primários e utilizados em combate.



3.2 | Atributos Primários

• Força (for): composição física; capacidade bruta do personagem em realizar feitos de força, como levantar ou empurrar objetos. Atrelado ao dano corporal.

• Acuidade (acu): capacidade de encontrar pontos de fraqueza em adversários ou de realizar ataques preponderantes em inimigos distantes. Atrelado ao dano à distância.

• Precisão (pre): mira, capacidade racional de acertar seus ataques exatamente onde quer. Afeta seu acerto.

• Destreza (des): controle sobre o corpo e reflexos, destreza garante que você consiga mover seus músculos exatamente no momento que quiser. Influencia esquiva e bloqueio.

• Vitalidade (vit): vigor de seu personagem, considera o quanto de saúde você tem, além de sua resiliência física. Afeta seus pontos de vida e resistência.



3.3 | Investimento em Atributos Primários

Nenhum atributo pode ser 0, e o mínimo que ele pode ser é seu level (por exemplo, um personagem nível 7 não pode ter 5 de força). Entretanto, quanto mais forte é seu personagem em determinado atributo, mais difícil fica evolui-lo. O custo de investimento de PEs aumenta exponencialmente conforme você investe em um atributo, como a relação a seguir mostra:

• 1 a 15 pontos - 1PE por ponto
• 16 a 30 pontos - 2PEs por ponto
• 31 a 45 pontos - 3PEs por ponto
• 46 a 60 pontos - 6PEs por ponto
• 61 a 75 pontos - 10PEs por ponto


Para facilitar a consulta de quantos PE seu atributo custa, foi feita uma tabela de apoio com o valor total de cada ponto (por exemplo, se tiver 57 em força, você deverá ter gasto 162 PEs) :





3.4 | Atributos Secundários

• Dano: total de pontos de vida que você tira de seu oponente ao acertar um golpe nele. Em nosso sistema existe Dano Corporal (considera a força), Dano à Distância (considera a acuidade) e Dano de Arremesso (considera ambos). Seu dano é calculado da seguinte maneira:

Dano Corporal = (Força) + (bônus da arma) + (estilo de luta) + (demais bônus)

Dano à Distância = (Acuidade) + (bônus da arma) + (estilo de luta) + (demais bônus)

Dano de Arremesso = (Força OU Acuidade) + (bônus da arma) + (estilo de luta) + (demais bônus)


• Acerto: De nada vale ser o homem mais forte do mundo se você não tem a precisão necessária para usar uma espada da forma correta, seus golpes sairiam desajeitados e previsíveis. Isso é o acerto, influenciado diretamente pela Precisão. Define se o seu golpe passou pela defesa do inimigo ou não.

Acerto Corporal= (Precisão) + (estilo de luta) + (demais bônus)

Acerto à Distância = (precisão) + (estilo de luta) + (demais bônus)


• Defesa: Capacidade de evitar ataques vindos em sua direção, sendo esquivando deles ou bloqueando-os. Afeta sua esquiva e bloqueio.

Esquiva= (Destreza) + (estilo de luta) + (demais bônus)

Bloqueio = (Destreza) + (estilo de luta) + (demais bônus)


• Agilidade: Velocidade de seu personagem. Está ligado ao quão rápido você consegue correr em relação aos outros e à iniciativa.

Agilidade = (Destreza) + (estilo de luta) + (demais bônus)


• Resistência: Quantidades de ponto de vida que você consegue mitigar de um ataque recebido. É calculado pela fórmula:

Resistência = (Vitalidade)/2 + (estilo de luta) + (demais bônus)


• Pontos de Vida (PdV): Quantidade de pontos que você tem para receber golpes sem desmaiar ou morrer. Diferente da Resistência, os Pontos de Vida permitem que o personagem suporte a dor por mais períodos de tempo, mas o dano sofrido ainda é o mesmo.

Pontos de Vida = (Vitalidade)x5 + (level)x10


• Energia: Quantidade de pontos que você tem para gastar em técnicas. Seria equivalente à estamina de seu personagem.

Energia = (soma de todos os atributos primários) + (level)x10



3.5 | Estado de Saúde

O seu estado de saúde, ou seja, a quantidade de Pontos de Vida que você ainda tem influenciam as ações de seu personagem. Por exemplo, um personagem que já tomou muito dano e está machucado acaba recebendo um redutor em suas ações por estar tonto, não conseguir mover um membro ou ter a visão turva, entre outros. A tabela abaixo mostra a relação de Pontos de Vida e penalidade:

Saúde
Condição
Penalidade
100%
Saudável
---
70%
Escoriado
-10% Dano/Acerto/ND/Resistência
50%
Machucado
-20% Dano/Acerto/ND/Resistência
30%
Ferido
-30% Dano/Acerto/ND/Resistência
10%
Estado Grave
-50% Dano/Acerto/ND/Resistência
0%
Inconsciente
Desmaiado


Observação: Em PvPs o primeiro ataque que leve alguém a 0 ou menos de vida deixa o personagem inconsciente (a não ser que as duas partes concordem em morte). No caso de NPCs o GM tem liberdade para escolher se o personagem apenas desmaia ou se morre imediatamente ao perder todos os PVs.
STAFF BNW 2017 - última atualização: 17|05|17


This post has been edited by RPG Staff: Jun 19 2017, 08:47 AM
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