Gray Island
versão do sistema: 8.1

 
fechado
novo tópico
fazer enquete

 08 | Aprimoramentos e Peculiaridades
RPG Staff
 Posted: Aug 21 2016, 09:36 AM
citar


RPG Staff




326 posts

Ficha

RPG Staff is Offline

Staff




Aprimoramentos e Peculiaridades



As Peculiaridades representam atributos inerentes naturalmente ao personagem. Independentes de treinamento ou experiências que tenha passado, esta categoria de vantagens não poderá ser ensinada ou explicada: é algo que seu personagem provavelmente nasceu com tal detalhe, inerente nele independente de suas vivências.

Obs: Estas habilidades não podem sofrer reset, e tem um limite de CINCO por personagem, então pense bem quais pegar!


Lista de Peculiaridades:

  • Aceleração (1PE): Você é mais ágil que o normal e pode realizar ações e correr mais rápido. Esta Vantagem permite realizar uma tarefa que normalmente tomaria sua movimentação no turno, como recarregar uma arma ou desativar uma bomba, porém ela não permite atacar mais do que o estipulado pelo mestre.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +4 em Agilidade.


  • Audição Aguçada (1PE): Possui uma audição sensível, capaz de perceber sons baixos e distantes, ou identificar de onde vêm.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +2 nos testes de Percepção.


  • Altruísmo (2PE): Por instinto, seu personagem está disposto a se ferir seriamente pelo bem de terceiros. Toda vez que alguém importante (ou simplesmente alguém que seu personagem sabe que é inocente) estiver em perigo, você recebe um bônus para salvar tal pessoa.

    Benefício: Quando protege alguém o personagem recebe um bônus +2 nas jogadas de acerto, defesa e dano.


  • Beleza Natural (1PE): O personagem nasceu com uma beleza natural chamativa. Mesmo sem o devido preparo, ele já é bonito suficiente para chamar atenção e conquistar olhares.

    Benefício: Técnicas baseadas na aparência com o efeito "Fascínio" recebem um bônus +1 no acerto e duram 1 turno além do normal.


  • Cabeça Dura (1PE): Um termo nunca foi tão literal quanto este! Seu personagem tem o crânio mais resistente que a maioria das pessoas, ganhando uma chance de resistir a atordoamentos.

    Benefício:Reduz em 100% as chances de sofrer o efeito "Atordoamento".


  • Controle de Multidões (1PE): Você tem dom da Palavra, e uma aura que desperta a confiança das multidões. Este dom permite incitar revoltas, espalhar desconfianças, vender produtos ou discursar em público com uma margem de sucesso maior do que qualquer obteria.

    Benefício: Interpretativo; Técnicas com efeito "Fascínio", "Sonolência", "Amedrontamento" e "Berserk" duram 1 turno além do normal. Esse benefício também afeta as melodias especiais da profissão "Músico".


  • Coragem (1PE): Você é desprovido do medo convencional, tal que em situações críticas, onde a maioria das pessoas fugiriam apavoradas, você continua firme.

    Benefício:Reduz em 100% as chances de sofrer o efeito "Medo".


  • Corrida (1PE): É a capacidade de correr por longos períodos de tempo. Seu personagem nasceu com disposição e fôlego acima do comum para corridas. Isso independente de disposição física: ele simplesmente consegue correr por muito tempo mesmo (não necessariamente rápido).

    Benefício: Interpretativo; Permite manter a velocidade máxima por mais tempo durante fugas e perseguições.


  • Duro de Matar (1PE): Você é mais apegado a vida do que pensa, sendo capaz de resistir à golpes que fariam outros cair.

    Benefício: Quando recebe um dano que zeraria seu PVs, o personagem fica com 1PV e o ataque é finalizado, interrompendo combos se necessário. Isso pode ser usado apenas uma vez por aventura. Ferimentos e dores são levados em consideração normalmente.


  • Empatia com Animais (1PE): Os animais não veem ameaça algum no personagem, chegando até a verem-no como um semelhante. Sua presença não afugenta animais selvagens e sua aproximação não os fará atacá-lo (a menos que estejam sendo provocados).

    Benefício: Aumenta as chances de sucesso ao interagir com animais. Pode ser usado em conjunto com a profissão "Adestrador" para aumentar sua eficiência.


  • Esquiva Sobrenatural (1PE): O instinto de sobrevivência do personagem é maior que sua própria velocidade de raciocínio e, às vezes, diante do perigo seu corpo responde antes de você pensar em reagir.

    Benefício: Quando sofre um ataque surpresa a penalidade é reduzida para 1/4 na rolagem de esquiva, e tem 25% de chance de ignorar completamente o redutor.


  • Faro Aguçado (1PE): Você tem um olfato com sensores capazes de farejar tão bem quanto um perdigueiro.

    Benefício: Quando identifica o cheiro de algo ou alguém consegue seguir os rastros, mesmo à grandes distâncias e em meio a outros cheiros (desde que esses não sejam excessivos), mas pode perder o alvo caso este modifique seu cheiro ou algo externo apague os rastros (como chuvas pesadas ou cheiros muito fortes interferindo a busca).


  • Físico Perfeito (1PE): Dando o devido tempo, seu corpo sempre se regenera bem (excluindo ferimentos mais sérios). Isso que dizer que você sempre passa a impressão de nunca ter se ferido em luta: não tem nenhuma ou quase não tem marcas de ferimento, essa peculiaridade não inclui corpo bonito: isso é interpretativa.

    Benefício: Quando fora de situações de tensão o personagem recupera 1% da sua vida total por rodada. (À critério do GM essa taxa pode ser maior quando o turno avança longos períodos de tempo, como uma noite de descanso ou uma viagem entre ilhas). Quando sofre hemorragia o efeito é diminuído em uma categoria (mínimo nível 1).


  • Frieza (1PE): Mesmo que você perca um braço ou veja um amigo morrendo, você consegue conter suas emoções e continuar a agir com racionalidade.

    Benefício: Reduz em 100% as chances de receber o status "Fúria"


  • Indomável (1PE): O personagem tem uma reação quase bestial toda vez que tentam prendê-lo de alguma maneira. Seja por correntes, agarrões, algemas ou poderes. Toda vez que se vê diante de uma situação como as citadas, o personagem recebe uma carga de adrenalina que lhe concede bônus de força para qualquer teste envolvendo se libertar (e APENAS se libertar, o bônus não vale para causar dano).

    Benefício: Recebe um bônus +4 contra tentativas de imobilização.


  • Imunidade (1PE): Seu corpo resiste naturalmente aos microrganismos que provocam doenças. Você nunca pegará uma doença ou infecção “naturalmente”. Se você for inoculado à força, seu corpo fará o possível para expulsar os agentes o mais rápido possível. Não inclui imunidade a venenos.

    Benefício: Interpretativo.


  • Ligação Natural (1PE): Você tem uma ligação poderosa e sobrenatural com um animal, criatura ou personagem. Os dois foram destinados um ao outro desde que nasceram. Este ser jamais irá atacá-lo, e será capaz de sacrificar a própria vida para proteger o companheiro que, por sua vez, vai retribuir essa proteção.

    Benefício: Recebe um animal caso não tenha (sem ficha própria), e o animal faz de tudo para proteger seu dono. Pode ser usado em conjunto com "Adestrador" para aumentar a ligação entre adestrador e seu mascote, e nesse caso o mascote recebe um bônus +2 nas jogadas de acerto, dano e defesa quando age para proteger seu dono.


  • Memória Expandida (1PE): Você tem uma memória infalível. Pode lembrar tudo que seja ligado aos cinco sentidos, e jamais esquece nada, MESMO que queira.

    Benefício: Interpretativo. O GM pode avisar o jogador que ele está se esquecendo de alguma informação dada anteriormente sempre que tal informação seja importante para a cena (mas não precisa especificar qual é a informação).


  • Noção do Perigo (1PE): Seu personagem praticamente tem um sexto sentido e sempre está alerta, podendo pressentir quando está sob qualquer tipo de ameaça. Isso não significa que ele "sente" personagens, e sim que sabe quando há risco perto.

    Benefício: Concede um bônus +4 nos testes de Percepção.


  • Pele de aço (1PE): seja por uma característica racial ou por uma mutação, o fato é que seu corpo é mais resistente que o normal, aguentando mais golpes que outras pessoas.

    Benefício: Concede um bônus +2 em Resistência.


  • Perceptivo (1PE): Não possui exatamente a apuração em um sentido físico, mas sim em sua capacidade de percepção. Consegue notar mais detalhes em ambientes e obter informações como armadilhas, segredos e outros com um pouco mais de facilidade.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +2 nos testes de Percepção.


  • Resistência ao Calor (1PE): O personagem não sente calor, ou melhor, o calor não lhe afeta como afeta outros personagens. Quando todo mundo estiver suando, ficando desidratado e cansado mais rápido, seu personagem ainda estará de pé normalmente.

    Benefício: Quando sofre um ataque que causa "queimadura" recebe apenas dano por turno.


  • Resistência ao Frio (1PE): Você não sente frio com a mesma intensidade que os outros. Quando todo mundo estiver com três casacos e quatro meias, você provavelmente vai estar com uma camiseta leve estranhando o exagero dos outros.

    Benefício: Quando sofre um ataque de "congelamento" recebe apenas dano por turno.


  • Recuperação Espantosa (1PE): O personagem possui uma recuperação fora do normal, seja para dores ou para fadiga. Enquanto uma pessoa normal estaria de cama, recuperando-se duma batalha, você já está ativo e pronto para a próxima. Geralmente, o personagem possui um tipo preferido de recuperação (ex: comendo ou descansando).

    Benefício: Quando fora de momentos de tensão o personagem recupera 1% de sua vida total por turno (arredondado para cima), e se conseguir usar seu método preferido a recuperação aumenta para 2% por turno . (À critério do GM essa taxa pode ser maior quando o turno avança longos períodos de tempo, como uma noite de descanso ou uma viagem entre ilhas).


  • Sensitivo (1PE): Seu Personagem possui grande intuição, uma sensibilidade extrema que lhe permite saber sobre coisas mesmo sem ter acesso a informações sobre elas. Isso tem mais a ver com Empatia entre seres vivos e racionais.

    Benefício: Interpretativo.


  • Senso de Direção (1PE): Você é o oposto do Zoro e possui uma bússola no cérebro. Nunca se perde em qualquer tipo de labirinto ou castelo, sabendo sempre de que lado fica o Norte.

    Benefício: Interpretativo. Pode ser usado em conjunto com Navegação para aumentar as chances de sucesso em até 10%.


  • Sincronismo Natural (1PE): O personagem uma habilidade natural para se adaptar aos diferentes estilos de combate de seus adversários, sendo capaz de aumentar sua eficiência conforme estende suas lutas.

    Benefício: A partir do terceiro turno de combate contra um inimigo em particular, o personagem recebe um bônus +1 nas jogadas de acerto, dano e defesa, e esse bônus aumenta em +1 a cada novo turno, até um máximo de +3. Esse benefício só pode ser usado contra um oponente por vez, e é perdido ao final de cada combate.


  • Sorte (2PE): Você sempre terá uma chance um pouco melhor de que as coisas deem certo pra você, conhecido como o famoso “Protagonismo”.

    Benefício: Uma vez por aventura o jogador pode ignorar uma rolagem ruim, considerando então o valor necessário para o sucesso, não importando quão alto este seja.


  • Tato Aguçado (1PE): O sentido pelo qual o seu personagem tem conhecimento da forma, temperatura, consistência, pressão, estado da superfície e peso dos objetos é amplamente aprimorado.

    Benefício: Interpretativo.


  • Visão Aguçada (2PE): Possui uma visão além do alcance, consegue enxergar mais distante e também com mais nitidez que um olhar normal.

    Benefício: Consegue enxergar melhor que o normal na penumbra (mas não em escuridão total). Recebe um bônus +2 em jogadas de acerto e dano para ataques à distância, e esses bônus são dobrados quando obtém sucesso em um ataque surpresa.


  • Visão noturna (2 PE / Proibido para Humanos e povos lunares): Por algum motivo, você nasceu com o dom de enxergar parcialmente no escuro. Sua visão não é ótima, mas permite que enxergue bem melhor que a maioria das criaturas. Podendo definir até 50% do ambiente.

    Benefício: Permite enxergar perfeitamente em escuridão parcial e parcialmente em escuridão total, não sendo possível enxergar em cores no segundo caso.


  • Visão Periférica (2PE): O personagem tem um campo de visão extraordinariamente amplo. Sempre que alguma coisa perigosa ou interessante acontecer “às suas costas”, existirá uma chance de você notar. Um sucesso significará que ele viu tudo o que aconteceu, ou o suficiente para alertá-lo do perigo no caso de um ataque.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +4 nos testes de Percepção.


  • Voz Encantadora (1PE): Seu personagem nasceu com uma voz maravilhosa, seja por ser muito doce, grave, firme, etc. Ele se faz ouvido simplesmente por que é prazeroso ouvi-lo falar.

    Benefício: Quando usa uma técnica que tenha sua voz como base (uma canção, por exemplo) os efeitos "Fascínio" e "Sonolência" recebem um bônus +1 no acerto e duram 1 turno além do normal. Esse benefício também afeta as melodias especiais da profissão "Músico".






Aprimoramentos


Aprimoramentos são coisas que você treinou e aprendeu uma vez na vida e nunca mais vai precisar aprender. Tipo andar de bicicleta, falar outro idioma, usar as duas mãos. Estes ensinamentos muitas vezes complementam o personagem de maneira mais comum: mais pessoas têm acesso aos aprendizados que ele teve. Quem sabe seu personagem não foi o modelo seguido para a inspiração?

Estes aprimoramentos não têm limites, e é importante mencionar que, mesmo sem comprá-los, os jogadores poderão tentar e usar as ações mencionadas. Entenda: ter estes aprimoramentos garante que você seja MELHOR nas ações relacionadas, mas você ainda é livre para se arriscar sem tais investimentos.


Lista de Aprimoramentos:

  • Acrobata (1PE): Com grande capacidade de movimento, consegue entrar com facilidade em locais de difícil acesso, executar difíceis manobras e realizar acrobacias diversas.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 nas jogadas de defesa.


  • Ambidestria (1PE): O personagem é capaz de usar e lutar habilmente com ambas as mãos, permitindo empunhar duas (ou mais) armas ao mesmo tempo com igual capacidade.

    Benefício: Interpretativo; Requisito para estilos que usem mais de uma arma ao mesmo tempo.


  • Amor Verdadeiro (2PE): Você ama alguém do fundo do seu coração, e não importa o que ou quem tente interferir neste relacionamento, nada abalará o amor mútuo entre vocês sentem um pelo outro. Independente da situação, você vai ter forças para defender seu amor. Em toda a situação que a pessoa que você ama estiver em apuros, o personagem recebe um bônus especial em todos os seus Testes de Atributos Físicos e Perícias que forem realizados na tentativa de ajudá-la.

    Benefício: Concede um bônus +2 em todas as jogadas quando tenta proteger seu amor.


  • Aparência Agradável (1PE): Você se veste bem e causa uma boa impressão a membros do mesmo sexo e é considerado atraente pelo sexo oposto. Ter Aparência Agradável também concede um bônus em testes de Lábia, Sedução e outras que envolvam a aparência para conquistar a confiança de outras criaturas. Os efeitos dessa Vantagem não se aplicam às pessoas que, por algum motivo, não gostam do personagem. Não tem a ver com Beleza, e sim o quão atraente consegue se produzir. Não acumula com outras aparências.

    Benefício: Interpretativo; Técnicas baseadas na aparência com o efeito "Fascínio" duram 1 turno além do normal.


  • Aparência Inofensiva (1PE): Por algum motivo você não parece perigoso. Talvez pareça muito pequeno, muito fraco, uma menininha segurando um pirulito... você escolhe o motivo. Além de outros benefícios, como entrar em lugares protegidos sem levantar suspeitas, possuir uma Aparência Inofensiva também ajuda em combate, pegando o oponente desprevenido. O truque NÃO funciona com ninguém que já tenha visto você lutar, e também não engana duas vezes a mesma pessoa! Não acumula com outras aparências.

    Benefício: Interpretativo; Recebe penalidades quando tenta intimidar outros alvos; Quando cumpre os requisitos e limitações do aprimoramento pode aplicar um ataque surpresa mesmo que tenha sido notado, e recebe um bônus +2 neste teste.


  • Aparência Imponente (1PE): Possuir aparência imponente significa que, independentemente de ser bonito, bem vestido ou não, você sempre chama atenção e é motivo de olhares. Seu personagem desperta curiosidade e inspira comentários por onde passa, negativamente e positivamente. Isso pode ser positivo se ele gostar de ter seguidores, mas negativo caso seja um fugitivo ou tenha muitos inimigos... De qualquer forma, seu personagem é difícil de não perceber, sua presença é sempre destaque. Não acumula com outras aparências.

    Benefício: Interpretativo; Técnicas baseadas na aparência recebem um bônus +1 no acerto.


  • Apostar Alto (2PE): A vida lhe ensinou que às vezes, apostar todas as suas cartas em uma jogada valem a pena.

    Benefício: Uma vez por aventura o jogador pode escolher um sucesso automático em qualquer jogada ou teste. Contudo, isso faz com se sua jogada seguinte seja uma falha automática.


  • Arena Favorita (1PE): Você tem sua própria arena de lutas, ou sabe lutar melhor em certo tipo de lugar ou terreno. Você ganha um bônus em ações envolvendo sua Arena (veja bem, ações envolvendo o terreno, e não o oponente). A Arena é escolhida pelo jogador, mas sempre com aprovação do Mestre. Não vale escolher lugares muito comuns, como “ambientes fechados”, “ruas asfaltadas” ou “selvas e florestas”.

    Benefício: Concede um bônus +1 em testes quando na área favorita.


  • Arma Favorita (2PE): Seu personagem tem UMA arma favorita (veja bem, uma arma, e não um tipo), toda vez que usar esta arma, existe uma chance de ignorar redutores que possa estar sofrendo, não funciona sempre.

    Benefício: Quando usa a arma escolhida tem 25% de chance de ignorar as penalidades de efeitos sofridos na jogada de ataque.


  • Arma Viva (2PE): Você nunca está completamente desarmado, ao usar pedras, pedaços de vidro, e outros objetos do cenário, pode causar algum pontos de dano extra, de acordo com a interpretação do mestre.

    Benefício: concede um bônus até +3 em dano quando usa objetos improvisados (dano normal +0), mas estes se quebram facilmente (resistem entre 1 e 3 ataques, dependendo do objeto).


  • Artista (1PE): Você possui habilidades artísticas mais avançadas que a maioria das pessoas, sendo capaz de criar verdadeiras obras de arte, e pode até obter pagamentos generosos por seus trabalhos.
    Especial: Esse aprimoramento pode ser comprado mais de uma vez, e a cada compra deve-se escolher um tipo de dom artístico (Pintor, escultor, mangaka, etc.)

    Benefício: Interpretativo; Pode obter receita extra através das artes criadas.


  • Barganha (1PE): Você sabe negociar descontos, muitas vezes conseguindo alguns bônus. Você não é necessariamente um mercador, pode ser apenas bom de convencer o vendedor de diminuir os preços. Concede bônus de desconto nos itens do cenário (não de jogadores, variável para GMs).

    Benefício: Interpretativo; Consegue descontos com muito mais facilidade, e estes descontos se acumulam com outros (como os recebidos por certas profissões para compra de matéria-prima). Pode também aumentar os preços de itens que deseja vender.


  • Batismo por Akuma no Mi (3PE): Toda vez que você luta com um usuário de Akuma no Ni, técnicas repetidas e revanches são cada vez mais favoráveis para você, afinal, você se acostuma mais rapidamente a enfrentar estes personagens.

    Benefício: A cada nova luta contra o mesmo usuário e/ou uso repetido de técnica do mesmo o personagem recebe um bônus +1 em acerto e defesa, até um valor máximo de +3.


  • Bom Nadador (2PE): O personagem não nada simplesmente, ele é capaz de realizar manobras, mudar a velocidade e prender a respiração por tempo decente sem perder o controle do corpo. Usuários que adquiram Akuma no Ni podem reembolsar esse aprimoramento.

    Benefício: Interpretativo; Reduz a penalidade de agilidade quando na água para 1/4; Raças aquáticas não possuem penalidades, e ao invés disso recebem um bônus +1/4 de agilidade (normalmente a penalidades são de 1/2 em agilidade quando na água, exceto para raças aquáticas)


  • Bom senso (1PE): Às vezes, certas pessoas podem ter atitudes estúpidas - mas você certamente não é uma delas.

    Benefício: Todas as vezes que o personagem for fazer alguma coisa obviamente estúpida, o Mestre pode dizer a ele que o que ele pretende fazer é uma burrice (Via PM), evitando uma situação desagradável.


  • Brigão Experiente (2PE): Você simplesmente ama brigar, e provavelmente brigou a vida inteira. Chegou ao ponto que você geralmente inicia a briga por mero prazer. Toda vez que seu personagem tem iniciativa de combate, o primeiro golpe pode causar mais dano.

    Benefício: No primeiro ataque de cada combate o valor do atributo somado ao dano (Força ou Acuidade) é aumentado em 1/4


  • Cantor (1PE): Você tem o dom do canto, sabe cantar na entonação certa independente de sua voz ser bonita ou não. Aonde quer que você vá, sua música encantará pessoas, ou ao menos chamará atenção por algum tempo.

    Benefício: Quando usa uma técnica que tenha sua voz como base (uma canção, por exemplo) os efeitos "Fascínio" e "Sonolência" duram 1 turno além do normal. Esse benefício também afeta as melodias especiais da profissão "Músico".


  • Cartógrafo (2 PE / 1PE para Navegadores): A cartografia é o estudo e a produção de mapas e compreende uma gama de conhecimentos e habilidades importantes ao bom navegador. Você é capaz não só de ler mapas com mais precisão, como de desenhar seus próprios.

    Benefício: Interpretativo; Permite compreender mapas mesmo quando incompletos, e é capaz de desenhá-los mesmo após observar o terreno uma única vez.


  • Clericato (1PE): O personagem foi ordenado como ministro de alguma religião. Um clérigo tem alguns poderes e privilégios que um leigo não tem, incluindo um bônus em testes de reação com a pessoas que respeitam sua fé. Os outros personagens dirigir-se-ão a ele (ou ela) usando um título: Padre, Irmã, Reverendo, Shaman, etc. Um clérigo poderá realizar cerimônias como Confirmação, Casamento e Exorcismo caso necessário.

    Benefício: Interpretativo; É capaz de passar uma primeira impressão mais favorável quando interage com outros personagens.


  • Criptógrafo (1PE): Capacidade de decifrar códigos. Com esta Vantagem, criar sistemas de espionagem através de Den Den Mushi ou invadir sistemas em busca de informação, não é só um sonho.

    Benefício: Interpretativo.


  • Compostura (1PE): O personagem pode até não ser da alta sociedade, mas com certeza sabe se comportar como alguém dela. Você consegue convencer os mais desavisados e até pessoas acostumadas que você faz parte de outro grupo social ou cultura, inclusive imitando sotaque se necessário.

    Benefício: Interpretativo.


  • Concentração (2PE): O Personagem é capaz de concentrar-se em seus afazeres com extrema facilidade, aumentando assim suas chances de sucesso.

    Benefício: Anuncie na sua ação que deseja se concentrar para realizar a próxima ação, o mestre pode pedir uma rolagem ou simplesmente eliminar um ataque do seu turno. Se a concentração for realizada, o próximo teste realizado pelo personagem terá bônus para ter sucesso (bônus +2, margem de sucesso automático aumenta em +1 (19~20 de 1d20)). Alternativamente, pode ser usado para diminuir em um turno o tempo de preparação de melodias especiais da profissão músico (mínimo 1 turno completo).


  • Dançarino Profissional (1PE): Com um gingado de tirar o folego, você é capaz de dançar como ninguém. Capaz de criar inveja em qualquer Okama. Com este aprimoramento, você não apenas sabe requebrar, você requebra COM ESTILO! Sabe dançar informalmente e formalmente se precisar.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 nas jogadas de defesa.


  • Deslocamento (2PE): O personagem é capaz de deslocar temporariamente as articulações dos membros para se libertar de várias situações. Exemplo: Tirando determinados ossos da mão do lugar o personagem consegue se livrar de algemas facilmente. Para utilizar esta ação o personagem precisa se preparar por um turno. Caso falhar o personagem receberá dano localizado, podendo ficar com o membro incapacitado até recuperar completamente os pontos de vida.

    Benefício: Concede um bônus +4 contra imobilizações, mas em caso de falha tem 25% de chance de sofrer dano, que pode variar dependendo da articulação deslocada.


  • Determinação (1PE): O personagem é dotado de uma força de vontade em atingir seu objetivo que é inabalável. Seu objetivo pode até mudar conforme o andar da história, mas nada irá desanimá-lo ou abalar sua fé em atingir sua meta. Qualquer agressão ou ações morais que afetariam o objetivo do personagem só o fazem reafirmar seus objetivos, nunca recuando.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 nas jogadas e testes quando envolve diretamente seu objetivo (Objetivo tem que ser especificado neste Aprimoramento, e deve ser algo direto).


  • Disfarce (1PE): É a arte de alterar a aparência usando roupas, maquiagem ou próteses. Um bom Disfarce requer tempo e boa interpretação para convencer.

    Benefício: Interpretativo.


  • Domador de Animais (2PE): Esta é a habilidade de treinar e trabalhar com todos os tipos de animais. Para treinar um animal, o adestrador deve ser bem sucedido em uma missão de treinamento. Também serve para tentar ganhar vantagem em combates contra animais.


  • Escudeiro (2PE): Independente de saber forjar armas, criar itens ou não, você tem conhecimento suficiente para realizar manutenção de equipamentos. Sabe afiar espadas, pequenos reparos em armaduras, costurar roupas... Apenas pequenos reparos e preparativos não produzem itens.


  • Equilíbrio Perfeito (2PE): Em condições normais, o personagem sempre consegue se manter em pé, independente de quão estreita é a superfície na qual ele está andando (uma corda esticada, uma saliência, um galho de árvore, etc.).

    Benefício: Interpretativo; Recebe um bônus +4 contra testes de derrubar, e tem 25% de chance de ignorar o estado "derrubado".


  • Especialista em Armadilhas (1PE): Não só tem a capacidade de montar armadilhas muito bem elaboradas, mas também consegue desarmá-las se as encontrar.

    Benefício: Interpretativo.


  • Especialista em Akuma no mi (1PE): Você decorou o Livro de Akumas No mi. Você conhece todas elas e é capaz de identificar a habilidade delas, mesmo ainda em forma de fruta.

    Benefício: Permite ter uma fruta específica na lista do personagem caso este seja premiado; Pode reconhecer as características de cada uma (aparência, poderes, fraquezas).


  • Estrategista (1PE): Você possui uma capacidade tática notável, consegue organizar melhor as tropas e fazer planos notáveis. Provavelmente você passou no Teste de Einstein.

    Benefício: Pessoas que seguem o plano feito pelo estrategista recebem um bônus +1 em todas as jogadas enquanto os acontecimentos estiverem dentro do planejado. Este bônus é perdido quando os personagens deixam de seguir o plano ou quando os acontecimentos se desviam em excesso do previsto.


  • Evasão Rápida (2PE): O personagem é treinado em fugir rapidamente em situações de perigo. Pode atravessar aposentos lotados ou lugares com dificuldade de locomoção sem sofrer nenhum redutor, isso NÃO vale para situações que esteja sendo preso ou recebendo redutores naturais (ferimentos, correntes, este tipo).

    Benefício: Concede um bônus +3 na defesa e em Agilidade e ignora penalidades por terrenos difíceis, mas apenas quando o personagem estiver fugindo.


  • Família ou Mentor Honrado (1PE): O nome de sua família é famoso, sendo conhecido e considerado importante pela população, ou então seu mentor é um antigo herói cuja reputação e nobreza são admiradas. Seu personagem tem certa fama não pelos seus atos, mas sim pelo fardo que seu nome carrega.

    Benefício: Interpretativo; É capaz de passar uma primeira impressão mais favorável quando interage com outros personagens.


  • Fome Suportável (1PE): Seu personagem treinou para lidar bem com pouca comida, se ele tiver uma refeição regular, ele aguentará ficar um tempo grande (comparado a outras pessoas) sem comer novamente. A fome também o ataca de maneira mais sutil.

    Benefício: Interpretativo.


  • Força Bruta (2PE): Toda vez que usa uma arma que não tem perícia alguma ou habilidade em uso, você quebra ela em poucas utilizações, mas poderá causar dano extra.

    Benefício: O valor de força no cálculo de dano é aumentado em 1/4, mas só consegue usar uma arma (bônus da arma)x2 antes de inutilizá-la.


  • Furtividade (1PE): Capacidade de caminhar sem ser percebido, seja sob a luz ou nas sombras (que obviamente é um trabalho mais fácil), podendo se aproximar de alvos com mais facilidade. Combinável com "Invisibilidade".

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +2 em testes de Furtividade.


  • Grito de Guerra (2PE): Você pode concentrar sua energia em um golpe, realizando um ataque de acerto bonificado uma vez por combate. Durante o ataque, o personagem grita alguma coisa ou o nome da técnica, como Ryu em Street Fighter quando desfere seu Dragon Punch (Shoryuken!).

    Benefício: Concede um bônus +3 em acerto e dano quando usado; Técnicas baseadas em grito com o efeito "Amedrontamento" duram 1 turno a mais que o normal.


  • Herbalismo (2 PE / 1PE para Químicos): Um especialista em vegetais e ervas, seu conhecimento lhe permite compreender diversas selvas e florestas, identificar plantas úteis ou nocivas, ou cultiva-las.

    Benefício: Interpretativo; Permite encontrar matérias-primas vegetais para fabricação de itens químicos em qualquer ambiente, garantindo até 10% de desconto no valor total do item(De acordo com o GM) além de identificar vegetais comestíveis. Sabe também plantar e cuidar de plantações.


  • Lenhador (2 PE / 1PE para Carpinteiros): Sabe reconhecer diversos tipos de arvores e suas características, como sua idade, resistência e frutos. Está mais do que acostumado com as técnicas necessárias para trazer um tronco pro chão.

    Benefício: Interpretativo; Permite o jogador coletar matéria prima para criação de itens com madeira, garantindo até 10% de desconto no valor total do item/barco (De acordo com o GM).


  • Minerador (2 PE / 1PE para Ferreiros): Perito em minérios e rochas, consegue identificar diversos tipos de pedras e metais encontrados na natureza, assim como seus métodos de extração.

    Benefício: Interpretativo; Permite o jogador coletar matéria prima para criação de itens com metal, garantindo até 10% de desconto no valor total do item (De acordo com o GM).


  • Sucateiro (2 PE / 1PE para Engenheiros): O lixo de uns é o tesouro de outros. Você tem um bom olho para equipamentos, e consegue dizer do quê um objeto é feito só de tocar nele, assim como dizer quais partes ainda podem ser reutilizadas.

    Benefício: Interpretativo; Permite o jogador coletar matéria prima para criação de engenhocas, garantindo até 10% de desconto no valor total do item (De acordo com o GM).


  • Peixeiro (2 PE / 1PE para Cozinheiros): Você é conectado com as criaturas marinhas e sabe pescar em qualquer lugar que tenha um peixe- mar, lagos, rios. Também sabe identificar se um peixe é venenoso ou comestível.

    Benefício: Interpretativo; Permite o jogador coletar matéria prima para criação de refeições, garantindo até 10% de desconto no valor total do item (De acordo com o GM).


  • Homem das Dunas (1PE): O personagem é habituado ao deserto, sofre menos penalidades ao lidar com terreno arenoso, com a variação de temperaturas, aridez e escassez de recursos que o deserto oferece.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 em acerto e defesa quando está no deserto.


  • Homem dos Mares (1PE): O personagem é habituado ao mar, mas não com pirata ou qualquer guerreiro! Ele foi um pescador, um ajudante, um marujo simples em alto-mar! Sofre menos penalidades ao lidar com tempestades, ondas, e outros efeitos climáticos que afetem navios.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 em acerto e defesa quando está em alto-mar.


  • Homem das Montanhas (1PE): O personagem é habituado a colinas e montanhas, sofre menos penalidades ao lidar com declives e possui habilidade em escalar paredes e montes, com ou sem ajuda de equipamentos.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 em acerto e defesa quando está nas montanhas


  • Homem das Neves (1PE): O personagem é habituado à neve e ao gelo, sofre menos penalidades com temperaturas severamente baixas e conhecimento para se abrigar (fazer iglus) e proteger durante nevascas, ou pescar em lagos congelados.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 em acerto e defesa quando está em locais com gelo e neve


  • Homem das Selvas (1PE): O personagem sabe como sobreviver em uma floresta ou selva, evitando seus perigos naturais e extraindo dela o que precisa para sobreviver. Isso inclui habilidades de caça e pesca, subir em árvores, dentre outras.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 em acerto e defesa quando está na selva.


  • Homem do Campo (1PE): O personagem é habituado à vida campestre, sabe como cuidar de uma plantação e lidar com animais domesticados. Extrai seu sustento da natureza, como o Homem das Selvas, mas não vive em conflito com os perigos da natureza, em vez disso, procura usar a natureza a seu favor.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +1 em acerto e defesa quando está no campo.


  • Identidade Secreta (2PE): o Personagem possui uma identidade totalmente falsa. Embora todas informações a respeito dele de fato estejam contidas em registros legais, TODAS não passam de exímias falsificações. O personagem pode, ou não, saber que sua identidade é falsa..

    Benefício: Interpretativo. Pode utilizar essa identidade para tentar evitar caçadores, agentes ou outros inimigos que estejam à sua procura. Isso DEVE contar na ficha, assim como a identidade verdadeira.


  • Improvisador (2PE): É capaz arquitetar pequenas e grandes experiências ciente (ou não) dos resultados que elas podem causar. O Personagem pode resolver problemas que exijam algum material específico que ele não possui, utilizando em seu lugar que ele adaptou. O personagem deve primeiro descrever ao Mestre como deseja fazer tal improvisação e logo após se o Mestre aprovar ele deve fazer um Teste de Inteligência para ver se o improviso deu certo.


  • Investigador (1PE): O personagem sabe usar a lógica e coletar pistas para traçar perfis e adquirir informações sobre pessoas e missões. Pessoas normais podem investigar, mas este aprimoramento garante que seu personagem seja bem acima da média em seu sucesso.

    Benefício: Interpretativo; Permite que o personagem possa obter informações através dos mais variados recursos, como lábia, sedução, suborno ou tortura.


  • Invisibilidade (2PE): Você pode ficar invisível (não literalmente, apenas tem uma alta habilidade de sumir de vista). Fora de um combate, pode usar esta habilidade durante quanto tempo desejar contanto que permaneça praticamente imóvel. Durante um combate, pode se manter invisível apenas situacionalmente, de acordo com que o mestre julgar possível.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +4 nos testes de Furtividade.


  • Jogador Experiente (1PE): É a perícia para se participar de jogos de azar. Pode descobrir se o jogo está sendo de alguma forma manipulado, identificar um colega jogador em um grupo de estranhos, ou “estimar as chances” em qualquer situação delicada.

    Benefício: Interpretativo.


  • Lábia (1 PE): Você mente e as pessoas acreditam. Capaz de convencer os demais de que o céu é de outra cor, apenas contando uma história. Mas tome cuidado com o bom-senso, nem todas as pessoas são idiotas!

    Benefício: Interpretativo.


  • Letrado (1PE): Seu personagem tem conhecimento de palavras e letras além do básico. Ele sai da zona de "analfabeto funcional" para ser um verdadeiro conhecedor do idioma nativo. Nenhuma palavra ou frase, por mais difícil que seja, fica sem sentido para ele, a não ser que use de charadas!

    Benefício: Interpretativo; Tem facilidade em lidar com diferentes dialetos, e pode ser usado em conjunto com "Arqueólogo" para compreender linguagens antigas com um aumento de eficiência de até 5%.


  • Le Parkour (2PE): É uma atividade onde seus adeptos percorrem um caminho cheio de obstáculos e tem por finalidade chegar ao final do percurso em menos tempo. É composta por escaladas, saltos e outras manobras arriscadas na intenção de superar obstáculos rapidamente. Soma com Acrobata.

    Benefício: Concede um bônus +1 nas jogadas de defesa e agilidade, e ignora penalidades por terrenos difíceis.


  • Linguagem Corporal - Combate (2PE): Esta perícia permite que você “leia” os movimentos sutis e alterações na postura do adversário.

    Benefício: Concede um bônus +1 nas jogadas de acerto e defesa.


  • Linguagem Corporal - Social (1PE): Esta perícia permite que você “leia” os movimentos sutis e alterações na postura dos outros personagens socialmente.

    Benefício: Interpretativo. Permite que o personagem interprete a postura do corpo e suas nuances, usando isso como auxílio para descobrir detalhes como se o alvo está nervoso ou mentindo, por exemplo.


  • Liderança (1PE): Não importa o método usado: intimidação ou carisma, o fato é: você indiscutivelmente é o chefe. Você dá as ordens e é obedecido, sendo que é uma qualidade indispensável para um capitão de tripulação.

    Benefício: Interpretativo. Aumenta as chances de ser ouvido e ter suas ordens acatadas.


  • Manha (1PE): Esta é a habilidade de conviver bem com “má-companhia”. Este aprimoramento permite que você descubra onde qualquer tipo de “ato” ilegal está ocorrendo; quais policiais ou burocratas locais podem ser comprados e por quanto; como contatar o submundo local, etc.

    Benefício: Interpretativo.


  • Marinhagem (1PE): Essa é a habilidade de servir como tripulante efetivo a bordo de uma nau de grande porte. Ela inclui a familiaridade com a “vida a bordo”, conhecimento de medidas de segurança e treinamento em emergências. Entenda: não é obrigatório, Chopper e Zoro são personagens que não entendem NADA de Marinhagem, o próprio Luffy é meio tonto para isso.

    Benefício: Interpretativo.


  • Mágico [Fajuto] (1PE): Através de truques e prestidigitação você consegue enganar um público a pensar que você faz magia e possivelmente pode conseguir hipnotizar alguém.

    Benefício: Interpretativo; Técnicas com o efeito "Alucinado" duram 1 turno a mais que o normal.


  • Mãos Leves (2PE): Se ninguém estiver olhando, sua chance de roubar um item aumenta consideravelmente.


  • Noção Exata do Tempo (1PE): Seu relógio biológico é extremamente regular, sendo este sincronizado com a passagem de tempo dos relógios. O personagem é capaz de adivinhar o horário sem nem ao menos precisar consultar um relógio, ver a posição do sol ou valer-se de qualquer outro método para isso. Permite calcular com exatidão quase precisa o tempo que se passou desde o momento que ele ficou inconsciente, saber há quanto tempo está viajando e até memorizar o timer de uma bomba.

    Benefício: Interpretativo. Pode ser usado em conjunto com "Navegador" para aumentar as chances de sucesso na navegação em até 5%.


  • Olhos de Águia (2PE): Sua precisão não sofre redutores por mirar em alvos em movimento. Se precisar ajustar o trajeto da "mira", você faz isso instantaneamente. Além disso, sua visão permite que você pegue projéteis em pleno ar, ou defenda projéteis com outros projéteis!

    Benefício: Concede um bônus +1 nas jogadas de ataque e dano à distância; Permite atacar alvos em fuga sem penalidade.


  • Oportunismo (1PE): Habilidade social e combativa, toda vez que o alvo cometer alguma falha na presença do seu personagem (e este perceber), sua próxima ação poderá conter bônus de reação.

    Benefício: Recebe um bônus +2 em todas as jogadas contra o oponente até o fim do combate sempre que este rolar uma falha crítica.


  • Piloto (1PE): Você não apenas “dirige”, você humilha! De skate à veículos terrestres de grande porte, você é a pessoal ideal para o trabalho de conduzir. Ganha bônus numérico enquanto conduzindo uma embarcação.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +5 na defesa das embarcações que estiver controlando.


  • Primeiros Socorros (2PE): Apesar de não ter necessariamente ter estudado medicina, o personagem tem noção básica de cuidados emergenciais, com ferramentas certas (ou muita sorte), pode estancar sangramentos simples, fazer curativos, torniquetes e outros tipos de "cura" rápida, qualquer ação deste gênero não substituirá a necessidade de um médico.


  • Pulo do Gato (1 PE): Contanto que o personagem não esteja amarrado ou preso, ele sabe como cair, isso mesmo! Qualquer queda, você sabe racionalmente e instintivamente como amenizar os danos do tombo.

    Benefício: Interpretativo. Dano por queda é reduzido pela metade, e tem 25% de chance de ignorar o estado "derrubado".


  • Rastreio (1PE): O personagem sabe rastrear pegadas, traços de fuga e juntar fatos do cenário para verificar rotas e saber com exatidão onde alvos se esconderam e fugiram. Serve tanto para animais quanto para criaturas inteligentes.

    Benefício: Interpretativo. Uma vez que tenha obtido pistas suficiente, dificilmente perderá seu alvo, mesmo que este tente se esconder.


  • Refém (1PE): O personagem conhece técnicas de imobilização de reféns em situação de crise. Pode ser uma faca no pescoço em posição estratégica. Se um personagem com este aprimoramento estiver com um refém e decidir matá-lo, não há NENHUM tipo de ação que o impeça.

    Benefício: Interpretativo.


  • Resistência à Venenos (2PE): Em algum momento de sua vida, o personagem foi exposto a venenos perigosos e se recuperou, criando anticorpos para combate-lo. Graças a isso, ele possui uma resistência maior a venenos, porém não é totalmente imune, podendo apresentar sintomas reduzidos ou parciais para venenos fortes.

    Benefício: Quando sofre um ataque de "Veneno" recebe apenas -3% HP por turno.


  • Resistência ao álcool (1 PE): Por algum motivo você adquiriu uma resistência maior ao álcool do que pessoas normais, podendo resistir aos efeitos da embriaguez.

    Benefício: Quando sofre um ataque de "Embriaguez" não sofre efeito algum.


  • Resoluto (1PE): O personagem é incansável, capaz de passar dias inteiros sem dormir ou se exercitar por horas sem mostrar exaustão. Após um longo período acordado, a pessoa dorme dias inteiros sem intervalo, sendo inútil qualquer tentativa de acordá-lo.

    Benefício: Interpretativo. Quando sofre um ataque de "Sonolência ou Sufocamento" não sofre efeito.


  • Sabotagem (1PE): Com o devido tempo e oportunidade, você é capaz de criar armadilhas e danificar equipamentos do seus oponentes sem que eles percebam, deixando-os em maus lençóis quando precisarem dos objetos e artefatos sabotados.

    Benefício: Interpretativo.


  • Sex-Appeal (1PE): Esta é a capacidade de impressionar o sexo oposto (ou homosexuais e interessados). O Sex Appeal tem tanto a ver com suas atitudes, quanto com a aparência. O Sex Appeal não é algo natural: deve ser uma postura programada e interpretada.

    Benefício: Técnicas baseadas na aparência com o efeito "Fascínio" duram 1 turno além do normal.


  • Sobrevivência (1PE): Você tem conhecimento e treinamento básico de sobrevivência em emergências. Sabe criar fogo, pescar, criar um refúgio. Isto independente da região que aconteça o acidente. Suas medidas serão rudimentares, mas serão suficiente.

    Benefício: Interpretativo. Pode ser usado em conjunto com aprimoramentos regionais (como "Homem das Montanhas" ou "Homem das Selvas") para melhores resultados.


  • Sorrateiro (2PE): O Personagem é treinado para andar sem produzir qualquer tipo de som, costuma ser utilizada em conjunto com o aprimoramento furtividade. Além disso, o personagem é capaz de andar na areia sem deixar pegadas, em caso de estar correndo os rastros são visíveis normalmente. É naturalmente mais difícil de ser rastreado.

    Benefício: Interpretativo; Concede um bônus +4 nos testes de Furtividade.


  • Treinamento Doloroso (2PE): Depois de sessões incansáveis de treinamento, seu personagem simplesmente sabe lidar melhor com as dores que sofre. Mesmo se precisar fazer várias lutas sequenciais, ele se mantém com um limite aceitável de dor e controle do corpo.

    Benefício: Interpretativo; Penalidades por dano nos atributos secundários é diminuído em 5%.


  • Veterinário (2 PE / 1PE para Adestradores e médicos): O médico dos animais. Consegue identificar e curar doenças de qualquer animal, além de ser capaz de cuidar de ferimentos e fraturas.

    Benefício: Interpretativo; Pode curar até (nível)% da vida de animais tratados. Médicos conseguem usar seus bônus de cura normalmente (sem o aprimoramento médicos conseguem curar animais com apenas metade da eficiência).


  • Vigilância (2PE): Treinamento excessivo fez do seu personagem um “paranoico saudável”, seu senso de perigo fez com que estivesse sempre pronto para o combate. Sempre que for surpreendido ou se iniciar um combate, seu personagem já estará pronto para reagir, seja com punhos ou com arma, e o primeiro ataque sempre terá acerto com chance bonificada.

    Benefício: Concede um bônus +2 nos testes de Percepção. Concede um bônus +3 no acerto do primeiro ataque no combate.


  • Zen (2PE): Contanto que esteja no limite do tolerável para seu personagem, nada o irá tirar do sério, sendo dificilmente distraído.

    Benefício: Reduz em 50% as chaces de sofrer o efeito "Fúria".






This post has been edited by Yusuke Urameshi: Sep 11 2017, 10:21 AM
mp
^
0 User(s) are reading this topic (0 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:

fechado
novo tópico
fazer enquete